Internet - fonte para a pesquisa escolar

POR Kenia Amazonita 01/08/2011

Usar a internet para fazer sua pesquisa escolar é uma boa. Veja as dicas práticas para facilitar a sua busca.

Quando o professor avisa na sala de aula:
Shutterstock“Pessoal, vamos fazer um trabalho de pesquisa para próxima semana, valendo uma das notas do bimestre?” Portanto, caprichem, hein?!

Começa então uma odisséia na sua cabeça. Onde vou pesquisar? Livros, enciclopédias, internet? Organizar esse primeiro momento da pesquisa e todo o processo que a envolve não é complicado. Veja atentamente alguns passos básicos para realizar sua pesquisa usando a internet como fonte.

Após o comunicado do professor sobre a pesquisa e seu tema, procure identificar quais pontos significativos do referido tema você vai abordar no trabalho. Que tal seguir as dicas abaixo?

Tema – faça uma lista dos assuntos relativos ao tema, selecione os tópicos relevantes;

Faça um pré-roteiro dos itens para busca e elaboração final da pesquisa;

Usando a internet, é bom colecionar os textos e/ou imagens encontrados sobre todos os assuntos relativos ao tema;

Abra uma “nova pasta” no local que você utiliza para seus arquivos, dê a ela o nome do tema, então vá guardando os textos e/ou imagens encontrados;

Para facilitar a busca na internet, escreva palavras que indiquem com clareza o assunto em questão, e coloque-as entre aspas. Ex.: plantas “fotossíntese” faça a combinação de palavras-chave do seu tema;

Recolhidos todos os artigos e arquivados na pasta com o tema, comece o processo de leitura e estudo, fazendo anotações no caderno dos pontos mais importantes dos textos. Não esqueça a referência de cada link na busca da internet;

Selecionados os pontos importantes, analise o que vai constar de fato na sua pesquisa escolar.

Outras dicas:

Na pesquisa de nomes, usar só a inicial maiúscula e o restante do nome minúsculo, Ex: Carlos Chagas;

Se você não souber como se escreve a palavra, coloque *(asterisco) ex: C*risto

Para salvar imagens, escreva o nome da figura desejada, selecione com o botão direito do mouse clique em “salvar como” ou “copiar”, vá para a pasta do tema, e clique em “salvar” ou “colar”.

Uma pesquisa bem realizada deve conter as fontes e referências, seja de livros ou internet. Lembre: quando for fazer download dos textos, selecione os que realmente serão úteis para sua pesquisa, assim você gastará menos tempo ao redigir o texto do trabalho. Utilize com sabedoria a internet para realizar sua pesquisa escolar e tire nota máxima!