Curiosidades

POR Portal 01/08/2011

Curiosidades

                                                 CURIOSIDADES

 

 

 _____________________________________________________________________________________________________

 

Qual a diferença entre raio, relâmpago e trovão?


Publicado em 08/03/2014 | Autor: Juliana Miranda

 

Existem algumas diferenças básicas entre raio, relâmpago e trovão. Na prática, o raio é uma descarga elétrica produzida entre as nuvens e o solo. O relâmpago é a descarga visível, que apresenta trajetórias sinuosas e com ramificações irregulares. O relâmpago sempre vem acompanhado de ondas sonoras, que são chamadas de trovão. Deu para entender?

Vamos explicar melhor:

Os raios são produzidos pelas diferenças de potencial na atmosfera. Eles podem ser raios da nuvem para o solo; raios do solo para a nuvem e raios entre nuvens. Os raios têm uma natureza elétrica. A descarga se liberta da nuvem e cria uma corrente iônica, que aumenta à medida que se aproxima do solo.

Quando os raios se formam em temperaturas muito elevadas, o aquecimento do ar provoca uma expansão explosiva de gases atmosféricos. Esse processo resulta numa onda de choque, formada pela compressão e pela rarefação. Esse fenômeno é chamado de trovão, aquele barulho assustador que ouvimos durante tempestades.

Apenas 1% da energia do raio é convertida em ruído (trovão). O restante é liberado em forma de luz.


Leia Mais no SitedeCuriosidades.com: http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/qual-a-diferenca-entre-raio-relampago-e-trovao.html

______________________________________________________________________________________________________

 

Como é calculada a idade canina?

 

Publicado em 05/03/2014 | Autor: Site de Curiosidades

Algumas raças de cães vivem muitos anos, fazendo companhia aos seus donos por cerca de 16 ou 18 anos seguidos. Assim como os humanos, os cães envelhecem, perdem a energia e a vitalidade. Por volta dos 15 anos de vida do cachorro já é possível dizer que o animal é um verdadeiro “idoso”.

Existe uma conta específica para determinar a idade real dos cães na comparação com a idade dos humanos. Muitas pessoas pensam que para descobrir a idade do seu cão basta multiplicar os anos de vida do animal por sete, mas isso não é bem verdade. Cada raça de cão tem o seu próprio tempo de envelhecimento.

Pensando nisso, a rede BBC criou uma calculadora para que os donos de cães pudessem descobrir a idade mais aproximada de seus animais. Segundo veterinários, os cães envelhecem mais nos dois primeiros anos de vida. A média mostra que um cachorro com 1 ano de vida, tem cerca de 15 anos na idade humana. Aos 2 anos, ele terá em torno de 23 ou 24 anos.

Vale lembrar também que quanto maior o porte do cão, mais rápido ele envelhece. Portanto, para chegar à idade humana de cães de pequeno porte devemos multiplicar seus anos de vida por 12,5; para cães de porte médio devemos multiplicar por 10,5; e para os cães de grande porte devemos multiplicar por 9.

Para calcular a idade de cada cachorro é preciso levar em consideração sua raça e seu tamanho. Os cachorros de raças pequenas vivem mais tempo do que os cachorros de raças grandes.

 

______________________________________________________________________________________________________

 

Peixe fica gripado?

 

Publicado em 22/02/2014 | Autor: Luana Vignon

A resposta é não.  A gripe é uma doença de caráter infeccioso que afeta somente aves e mamíferos, é provocada pelo vírus influenza e age, sobretudo, no sistema respiratório (nariz, seios nasais, garganta, pulmões e ouvidos).

Apesar de afetar tanto aves quanto mamíferos, existem tipos diferentes de gripe para cada espécie, isso significa que uma gripe que atinge um grupo de galinhas, dificilmente irá atingir um ser humano. Quando isso ocorre é devido a uma mutação e os casos são observados com muita cautela.

Normalmente, a transmissão ocorre a partir de mamíferos infectados que lançam o vírus no ar através de tosses e espirros, mas pode-se contrair a gripe por meio do contato com fluidos corporais (saliva e secreções nasais) e superfícies contaminadas. As aves, por sua vez, podem transmitir por meio das fezes.

Por se espalhar muito rapidamente alguns tipos de gripe são muito perigosos, pois caracterizam pandemia, atingindo todo o planeta em poucos dias ou até mesmo horas. Já ocorreram três pandemias graves no mundo até hoje, todas elas causadas pelo surgimento de uma variedade desconhecida do vírus em humanos.

Recentemente, a gripe aviária (H1N1) manifestou-se como forte candidata a uma pandemia, por isso, diversas políticas públicas foram acionadas em prol de maior controle e prevenção da doença.

 

______________________________________________________________________________________________________

 

Como se mede a idade de uma árvore?

 

Publicado em 23/02/2014 | Autor: Robson Santos


A forma mais prática e eficaz para calcular a idade de uma árvore é através da análise precisa de seus anéis de crescimento. Chamamos de dendrocronologia o estudo da idade das árvores.

Dendrocronologia é o método científico que estabelece a idade de uma árvore a partir dos padrões encontrados nos anéis de crescimento no interior dos troncos. Esta técnica foi idealizada e desenvolvida por A. E. Douglass, fundador do laboratório Tree-Ring Research na Universidade do Arizona.

Para realizar a datação, um instrumento chamado trado é inserido no tronco, na região mais próxima da base, até atingir a medula ou centro da árvore. Esse instrumento retira uma porção em forma de cilindro, onde podem ser visualizados os anéis. Algumas árvores que não apresentam uma forma circular são mais difíceis de datar, nesses casos, várias porções são retiradas, até que o centro seja encontrado.

Os anéis são formados ao longo do tempo e sofrem ação direta do clima. A produção de tecidos ocorre marcadamente na primavera e no verão, formando os anéis anuais. A espessura dos anéis é definida pelas condições climáticas, quanto melhores forem as condições, mais largos serão os anéis, e vice-versa.

 

______________________________________________________________________________________________________

 

O que é a sede?

 

Publicado em 01/03/2014 | Autor: Juliana Miranda


A sede é uma sensação do corpo humano, resultante da ação de seis glândulas localizadas nos arredores da língua. Quando nossa saliva é reduzida, o organismo sente a falta de líquido. Quando a taxa de liquidez cai a 5%, as glândulas salivares se manifestam para que nós possamos beber água.

Nosso corpo é sedento apenas por água, elemento que representa 70% do peso de um ser humano adulto. A água é responsável por transportar o lixo do organismo para fora. No xixi, saem moléculas de uréia e proteínas sem utilidade para o corpo.

A água é importante por que ajuda a regular a temperatura do corpo. Normalmente, uma pessoa perde cerca de 800 mililitros de água pela transpiração por dia.

O ideal é beber diariamente de 2 a 3 litros de água. Para o ser humano, o processo de desidratação pode ser fatal.

Nas situações em que o corpo entra em contato com alimentos salgados ou muito doces, é preciso tomar água para ajudar a dissolver o volume dessas substâncias no organismo. Com isso, vem a sede, que surge através do hipotálamo, que manda uma mensagem ao córtex do cérebro.

Os neurônios que tecem o córtex são os responsáveis pela consciência e percebem a necessidade de ingerir líquido. Existem teorias de que receptores na mucosa da boca e da garganta mandariam sinais nervosos ao cérebro para que a pessoa sentisse vontade de beber água.

Na circulação do organismo humano, o principal volume de água vai para os rins, que eliminam as impurezas do sangue e os excessos de sais. Nós sentimos sede pela necessidade de reposição da água perdida.

 

______________________________________________________________________________________________________

Por que precisamos tomar banho?

 

Publicado em 02/03/2014 | Autor: Site de Curiosidades

  

 
A resposta para esta pergunta parece óbvia:  temos que tomar banho para ficarmos limpos, cheirosos e saudáveis. Mas esse esclarecimento pode ser ainda mais profundo.

O ser humano precisa tomar banho por uma questão cultural, para a aceitação na sociedade, por questões psicológicas e sociais. O banho significa limpeza e cuidado.

Nós também precisamos tomar banho todos os dias para não ficarmos doentes. A pele humana tem células que formam a epiderme. Sobre as células da epiderme existe uma camada de queratina, um tipo de proteína que não permite que a água passe para dentro do organismo.

Nos poros da pele temos o suor e as glândulas sebáceas. Todos os dias, a nossa pele é renovada, e as células mortas se acumulam. Sendo assim, o banho é importante para remover as impurezas e as células mortas da pele.

Com o banho nós conseguimos equilibrar a presença das bactérias comensais na pele, tipo de bactéria que convive com o ser humano sem causar doenças. Estas bactérias precisam estar em equilíbrio para evitar que outros microorganismos perigosos à saúde fiquem na pele e nas mucosas.

Nós precisamos tomar banho para evitarmos doenças e para retirarmos resíduos naturais da pele, como suor, sebo e células mortas. Só assim conseguimos manter uma pele e um organismo saudável.

Lembre-se que o banho em excesso também pode ser prejudicial, pois pode matar as bactérias comensais, que protegem a pele contra microorganismos nocivos. Fique atento e preserve sua saúde!